Encontro de Catequese - Mês Missionário


SUGESTÕES PARA ENCONTRO SOBRE O MÊS MISSIONÁRIO

Primeiro sugiro a você que entre no site da POM - Pontifícias Obras Missionárias e veja o material que eles têm por lá, inclusive você pode fazer dowload dos subsídios da campanha missionária num ícone do lado direito da página principal. O site é esse:


Uma sugestão é que você use o folhetinho da oração dos fiéis do domingo próximo ao encontro. Sua paróquia deve ter os folhetos, pois todas as paróquias têm o material para o mês de outubro. Bom, mas está disponível no site, assim como o cartaz que também é legal ter na sala. Lá também tem uns vídeos que, dependendo, você pode passar... Mas  se são crianças muito pequenas talvez seja um conteúdo sem interesse para elas.

Não esqueça de fazer a oração missionária deste ano também.

Outra coisa interessante: normalmente as dioceses e paróquias que se envolvem com as missões, têm uma paróquia/diocese irmã lá na Amazônia ou numa região carente. Descubra se a sua paróquia tem. Enfim, se você conseguir o endereço de uma paróquia de lá, incentive as suas crianças a escreverem cartinhas para as crianças de lá. Contando como é a vida e a catequese delas aqui e pedindo informações da catequese de lá.
Coloque, claro o endereço da paróquia. Mas peça às crianças que direcionem a carta à outra criança.

Fiz uma experiência com minhas crianças numa paróquia cuja paróquia irmã era na Amazônia. Elas têm muita curiosidade sobre a Amazônia, os rios, os bichos, etc. e tal. E as de lá querem saber da cidade “grande”, dos prédios e como é a vida aqui.

O tema da Campanha Missionária deste ano é “Juventude em Missão”. Como leitura bíblica você pode usar o lema que foi tirado do livro do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. Pela Campanha Missionária, toda a comunidade cristã é convidada a renovar seu compromisso batismal em conformidade ao mandato de Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

E distribua os envelopes da campanha missionária e fale sobre ela. A coleta é no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dias 19 e 20). As ofertas realizadas em todas as comunidades, paróquias e instituições católicas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo. No site tem dados sobre onde o dinheiro é investido, como são as missões, quais os países e estados brasileiros atingidos.

E se tiver infância missionária aí, convide alguém pra vir dar um testemunho, convidar as crianças para participar. Faça um evento conjunto com a Infância Missionária... Agite a paróquia!

Ângela Rocha
Catequista


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS