Compromissos do SULÃO DE CATEQUESE 2013...

Estive acompanhando as notícias do SULÃO DE CATEQUESE, que está acontecendo em São Leopoldo - RS neste final de semana. Como acontece nestes encontros a nível nacional ou regional, são feitas várias conferências e no final os participantes, representando seus regionais, fazem um compromisso de ação para ser levado às suas dioceses. Vejam a síntese do que cada Regional se comprometeu:



Regional Sul 1 

Despertar o catequista para o protagonismo de uma Igreja viva, missionária, solidária, criativa, dinâmica e transformadora para sermos o rosto vivo e alegre de Jesus.

Regional Sul 2 

Que a Palavra soe em seu coração... e ressoe a partir do coração.

Regional Sul 3 

Comprometimento: Voltemos à Jerusalém, "de dia".

Regional Sul 4 

Catequista, seu testemunho é e faz memória de Deus. Transmite a fé, fortalece a esperança e vivencia o amor.

Oeste 1 

Esperança de evangelizadores que aqueçam o coração e caminhem com as pessoas.

* * * *

E eu fiquei pensando aqui com meus botões...

Por mais que tenha muito mais por trás destas frases tão bonitas, muito do que se precisa na catequese não faz parte de tanta poesia... Espero que estes sejam só os "títulos" de uma longa lista de ATITUDES a serem tomadas.

Porque, vendo desta forma, novamente se coloca tudo "nas costas" do catequista. Ele é aquele que precisa "ser isso" e "fazer aquilo". Obviamente que o catequista precisa despertar uma Igreja Viva, missionária, solidária, dinâmica e transformadora. Que a Palavra precisa ressoar no coração de cada um, é evidente. Que catequistas precisam dar testemunhos, que são esperança numa Igreja, nem se fala... 

Mas, eles precisam se preparar melhor, se formar... E esta formação passa, com certeza, pela tesouraria das paróquias que precisam, se for preciso até, pagar cursos de graduação e especialização em teologia, pedagogia, filosofia, Bíblia, etc... Precisam gastar com material, livro, internet (e formação para uso desta ferramenta) e não esperar que cada um "se vire" como puder...

Fazer um congresso para se discutir "o que é" a catequese? Melhor fazer um para pensar "no que vai ser" a catequese, no que ela se transformou nos últimos anos, nos problemas que ela enfrenta e ainda vai enfrentar (E que este problema não seja, pelo amor de Deus, o padre e a falta de recursos da paróquia!). E melhor ainda, pensar no GRANDE PROBLEMA que é a mudança de cultura dos povos, de mentalidade, de postura; que tem feito com que tantas pessoas se afastem da Igreja, inclusive, os próprios catequistas. Esse sim, é um problema a se resolver. E que o catequista não vai resolver sozinho lá na sua salinha (quando tem essa salinha), com uma turminha de crianças totalmente alheias aos grandes dilemas da fé e da religião. Muito se fala na evangelização e catequese de adultos. São eles que precisam ser re-evangelizados, mas... Que evangelização? Que catequese está acontecendo neste sentido? Continuamos lá na paróquia falando, falando, falando... PRA CRIANÇA!! E, esporadicamente, pra um e outro que quer casar na Igreja...

Onde está o compromisso dos PADRES? Dos BISPOS? Das pessoas que poderiam, verdadeiramente, fazer alguma diferença? Onde está a ação verdadeira em promover FORMAÇÃO, ESPAÇO, RECURSOS? Sabemos que muitos catequistas tem o "status" do nome e nada mais além disso. 

Falar bonito, todos os documentos falam... A cada dia sai um livro novo, um documento novo... que os catequistas não tem dinheiro pra comprar e nem conhecimento e formação suficientes para entender... 

Volta-se para a casa depois do congresso, mas... ainda faltam catequistas, ainda falta espaço na paróquia, os catequistas ainda tem que se sujeitar ao pouco conhecimento que os próprios párocos tem de catequese e precisam "obedecer ordens", por mais absurdas que sejam; ainda tem que comprar seu próprio material e, salvo algumas exceções, não dão palpite em absolutamente nada que se decide na paróquia. Que se fará a este respeito?

Bom seria se, cada um dos bispos, de cada diocese do Brasil, em uma "visitinha" básica em cada uma de suas paróquias, sentassem com os catequistas e escutassem DELES, daqueles que realmente se esforçam para fazer catequese, o que é que "tá pegando" lá... Nós sabemos que não tem adiantado muito falar para crianças cujos pais nem sequer pisam na Igreja ou, se pisam, não sabem o que estão fazendo lá. Também não tem resolvido muito fazer catequese em paróquias sem apoio dos padres e das lideranças pastorais. Enfim, estamos, como sempre, fazendo catequese de "manutenção".

Pensei e rezei para que o tema deste Sulão: "Profetismo", finalmente despertasse em nossas lideranças pastorais, o compromisso que a dimensão dessa palavra deveria alcançar: Denunciar e Anunciar. Tomara que eu, ao ler o compromisso de cada regional,  apenas tenha lido as primeiras linhas de um extenso documento que gere mudanças. Precisamos delas.


Ângela Rocha



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS