Formação de Catequistas no facebook...



CONVITE: 

Nos últimos dois meses e meio, andei meio sumida da blogosfera. Isso porque estive numa “aventura” sem igual. Formação para Catequistas na rede social!

É! E que maravilha é isso! Estamos terminando um grupo de estudo sobre ITINERÁRIO CATEQUÉTICO e está previsto para 15 de maio iniciar um sobre a IVC – Iniciação à Vida Cristã.

Mas, ao longo do nosso estudo sobre o Itinerário Catequético, percebi uma enorme dificuldade em se construir os roteiros de temas para a catequese. Nós trabalhamos normalmente com subsídios prontos, roteiros já elaborados ou apostilas. O que fazemos é correr atrás de informações, dinâmicas, celebrações... Isso para enriquecer o conteúdo do encontro. Mas, vocês sabem realmente como deve ser um ROTEIRO DE CONTEÚDOS?

Como se trabalha cada tema, por que e em que fase e idade da criança? Por que a gente trabalha Antigo Testamento e quando? Qual é a ordem em que se tem que por as coisas? E a liturgia dominical? E os eventos da paróquia? E o calendário litúrgico?

Pensando nisso, convidei o grupo que está trabalhando comigo para  estender um pouco mais o estudo. E trabalhamos CONTEÚDO CATEQUÉTICO, ROTEIRO DE TEMAS E SUA ORGANIZAÇÃO. E estaremos a partir do dia 25 de abril, em mais esta jornada.

E... resolvi estender este convite a todos os catequistas que estiverem interessados. Quem quiser nos acompanhar é só se manifestar...

O que é necessário para participar dos nossos grupos de estudo:

- Precisa ter uma conta no Facebook e ser membro do nosso grupo “Catequistas em Formação”.
- Precisa ter disponibilidade de TEMPO, o material fica disponível nos arquivos de um grupo, mas são feitos inúmeros comentários e orientações, que é preciso tomar conhecimento. O grupo faz inúmeras partilhas e é isso que enriquece o estudo.
- Se você só tem tempo final de semana ou um dia na semana, não vai conseguir acompanhar. Ideal é que pelo menos dedique UMA HORA do seu dia ao grupo de estudo.
- Uma vez que você entre, exige-se SERIEDADE, considero uma extrema falta de consideração o fato de uma pessoa se dispor a estudar, ser incluída num grupo, que NORMALMENTE TEM UM NÚMERO LIMITADO de vagas, e, de repente se excluir sem dar satisfação. EU não brinco de “formadora” de catequistas. E espero que quem vá comigo nessa, não brinque de ser catequista.
- É preciso ter a disposição o DNC, o DAp, subsídios de catequese, os roteiros que se trabalha na sua paróquia, DE TODAS AS ETAPAS: PRE-CATEQUESE, EUCARISTIA, CRISMA e PERSEVERANÇA... mesmo que seja num rabisco de papel...
- E outras orientações vamos discutindo ao longo do estudo.

Para participar acesse o grupo no Facebook e deixe um comentário com: NOME, PAROQUIA/CIDADE, DIOCESE e o seu interesse em participar:

- 25 de abril: Roteiros, temas e conteúdos dos encontros.
- 15 de maio: IVC – iniciação à Vida Cristã


Abraços

Ângela Rocha

Comentários

  1. Oi Angela boa noite
    Desculpe a ignorância, mas onde eu acho o material do curso? Perdidinha por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, você nos acha no facebook, no grupo Catequistas em formação:
      https://www.facebook.com/groups/catequistasemformacao/

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS