Sua Bênção?


BOM DIA! BOM DIA!

Um dia cheio de BÊNÇÃOS a vocês!

Mas... Bênçãos tem tanto acento assim??? rsrsrrssr...
Pois é, tem sim. Porque é uma palavra paroxítona terminada em “ão”. Normalmente o "ão" é uma sílaba forte e se não se acentuar a penúltima sílaba, a pronúncia fica totalmente diferente. Experimente falar benção pausadamente... verá que o "ção" fica bem mais forte e muda a pronúncia.

Mas aí, acontece que muita gente acaba escrevendo ABENÇOE, também cheio de til e acento (até eu já fiz isso)... e acaba "enfeitando" o verbo: "abênçoe", "abencõe", ou ainda "abênçõe"...

E acontece que "abençoe" é simplesmente ABENÇOE... conjugação do verbo "abençoar" no imperativo. O til não é acento, é uma marca de nasalização, ou seja, se colocar o til ela tem que ser falada "pelo nariz"... Experimente falar "abençõe" (jeito "nasal") pra ver se consegue... E muito menos se pode colocar acento no "bên"... porque ela ficaria a silaba tônica (mais forte)... Aí também não dá!

O verbo da família de “bênção” é “abençoar”, que no presente do indicativo começa com “abençoo”, sem acento, e no presente do subjuntivo começa com “abençoe”, também sem acento e sem til.

E para que possamos continuar distribuindo bênçãos por aí, que façamos do jeito certo!


“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu serás uma BÊNÇÃO” (Gn 12, 2);

“E todas estas BÊNÇÃOS virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus” (Dt  28, 2);

“O Senhor te ABENÇOE e te guarde.” (Nm 6, 24).

Um grande abraço, Deus abençoe a todos!


Senhor faz de mim uma benção,em tuas mãos
Eu quero muito agradar a Ti,meu Pai
Embora eu seja ainda um ser tão falho
Por favor,perdoe os meus pecados
E me faça uma benção em suas mãos.
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS