Roteiro: Ensinando a orar


ROTEIRO DE ENCONTRO – ENSINANDO A  ORAR


Objetivo: Ensinar as crianças a orar com mais facilidade e naturalidade. Como orar? Que palavras utilizar?

Leitura Bíblica: Romanos 8, 26-27.

Material Necessário:
- 2 cadeados pequenos e chaves3 chaves velhas de tipos diferentes
- Porta-jóias com chave (pode ser substituído por caixinha de papelão revestida com papel amarelo)
- 7 a 8 tipos de jóias (podem ser anéis, pedra preciosas, colar de pérolas etc.)
Confeccionar um cartãozinho para cada um, com o versículo: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” (João 14, 14).
- Textos adicionais: I Reis 18, 17-36; Atos 12, 5-12; Marcos 11, 24.

Dinâmica:

Coloque as jóias na caixa. (Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado. Caso utilize um porta-jóias com chave, será necessário apenas um cadeado.)
Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes inscrições: DINHEIRO, FAMA, POBREZA. Coloque etiquetas também em cada jóia. As etiquetas das jóias devem conter as seguintes inscrições: “Ajuda na angústia”, “Perdão”, “Saúde”, “Força”.
NOTA: A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.

Texto explicativo:

Mostre um cadeado e sua forma de fechadura. Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.

Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus (coloque o porta-jóias sobre a mesa e não mostre a chave).

Bem, se este porta-jóias fosse o tesouro de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.

Primeira chave – DINHEIRO. O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus? (Tente a chave na fechadura ou peça para uma das crianças tentar abrir.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.

Segunda chave – FAMA.  Algumas vezes você vê o filho de uma pessoa famosa e imagina que a chave da fama irá abrir a caixa do tesouro. (Tentar de novo abrir). Talvez seja o filho do prefeito ou do presidente, porém, ter pais famosos não irá abrir o cadeado.

Terceira chave – POBREZA. A pobreza irá abrir o tesouro? (Pedir a alguém para tentar abrir) Não. O fato de ser pobre não implica em que o cadeado abra a caixa do tesouro.

Há apenas uma chave que pode abri-la. É a chave da oração (segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO). Comente, em poucas palavras, como Elias usou a chave da oração para provar que Deus é o único Deus verdadeiro (I Reis 18, 17-36) e como a Igreja orou pela libertação de Pedro (Atos 12, 5-12). (Abra a caixa e mostre algumas jóias que ela contém e leia as etiquetas coladas nessas jóias.) Jesus disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14,14). Primeiramente, peça para as meninas lerem o verso, depois para os meninos.

Mas, e agora? Vocês sabem orar? O que dizer?

- Convide as crianças a acompanhá-la  numa leitura.
- Leiam em voz alta o texto de Romanos 8, 26-27. Pausadamente, repita a leitura e explique às crianças a passagem. Então peça à elas que contem momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.
- Divida o grupo em duplas.
- Diga a elas que, esta passagem nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer.
- Peça então que cada um diga ao seu companheiro(a) de dupla alguma coisa que o está preocupando. Quem ouviu, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase - Ex.: se o primeiro disse que tem uma prova difícil na escola, o segundo pode orar algo como "Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém". Depois invertem-se os papéis.
- Quando as duplas terminarem de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..
- Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.
- Encerre com oração - cada um do grupo deve orar por alguma outra pessoa - pode ser do próprio grupo ou outros conhecidos, família, etc.

- No final distribua um cartãozinho com o versículo de João 14, 14, e peça a eles que coloquem na mesa de cabeceira para sempre lembrar de orar antes de dormir ou ao acordar. 

Ângela Rocha 


Comentários

  1. Olá, querida
    Tudo por Jesus na evangelização doa messe...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DINAMICA NA CATEQUESE - BALÕES