Via Sacra com Crianças - Introdução

VIA SACRA COM CRIANÇAS
Campanha da Fraternidade 2012

Via Sacra preparada a pedido de Pe. Vagner Faustino, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Jacarezinho PR.

Orientações:
A Via sacra deve ser feita junto ao altar ou um lugar de destaque, um palco. Somente depois é que o catequista deve convidar as crianças a percorrer os quadros e cenas da Igreja.
É importante que haja um ensaio antecipado e a Via Sacra seja feita para toda a comunidade, senão, para os pais dos catequizandos. Envolver todas as turmas na preparação, distribuindo as tarefas conforme o grau de complexidade entre as crianças menores e os mais velhos.
Interagir com a Pastoral da Saúde e da Criança e também Pastoral da Esperança, onde houver.

INTRODUÇÃO

Dirigente: Bom dia! Que bom que vocês vieram! Estamos aqui hoje para percorrer com Jesus o caminho que leva ao calvário, onde Jesus foi crucificado. Mas esse caminho de sofrimento também leva à ressurreição. Por isso chamamos de Via-Sacra, o caminho sagrado. Vamos nos consagrar a Deus cantando o Sinal da CRUZ.

Canto:
Em nome do pai, do Filho, do Espírito Santo...

(Entrada da cruz com as duas velas acesas, coloca-se a um canto num lugar bem visível).

Dirigente: A Cruz era o castigo aplicado aos que cometiam os piores crimes da época, era sinal de escândalo, de maldição. Mas Jesus assumiu morrer na cruz para nos salvar. E a salvação começa com o cuidado com o outro.

Canto (Jo 15, 9-14):
Prova de amor maior não há
Que doar a vida pelo irmão!
Eis que eu vos dou o meu novo mandamento:
Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.

Dirigente: Além da cruz, o grande sinal do Cristão é o AMOR.

Entram crianças pequenas, alegres com bexigas de coração, cercam a cruz e vão com ela para o outro lado, onde permanecerão. Essas crianças têm que demonstrar que se gostam, se preocupam umas com as outras. Podem se abraçar, fazer gestos de carinho e amizade.

Dirigente: Vamos cumprimentar aqueles que estão ao nosso lado com o abraço de irmão, de cristão:

Canto:
Prova de amor maior não há
Que doar a vida pelo irmão!
Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos;
Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS