VAMOS LIMPAR UM POUCO A INTERNET?


Eu confesso que sou uma internauta das mais fanáticas. A primeira coisa que faço todos os dias é ligar o computador, abrir o MSN, ler meus e-mails, atualizar meu blog e navegar pelos sites de notícias e atualidades. Confesso que não sou muito fã de Facebook, Orkut e twitter. Mas vá lá. São necessários para se manter uma rede de contatos. Eu possuo um só endereço de e-mail já fazem mais de dez anos. Até tenho outros, que tive que fazer para entrar nesta ou naquela rede, mas não uso. Participo de Grupos na internet e mantenho uma lista de contatos bem extensa.

Mas mesmo sendo essa “fanática”, uma coisa que sempre me determinei a fazer, desde que me propus a entrar nesse mundo virtual, é não “encher o saco dos outros”. Com isso eu quero dizer: não ficar repassando mensagens aos outros sem saber se elas têm utilidade ou não, se elas são informações confiáveis ou não; não repassar correntes e orações e não mandar essas mensagens em PowerPoint que só entulham nossas caixas postais.

Quem dera dez por cento das pessoas que navegam na internet pensassem assim! Com certeza nossa correspondência seria bem menor e não perderíamos tanto tempo tentando descobrir se alguma coisa presta lá. Mas agora eu queria falar sobre uma coisa que me aborrece demais nestes e-mails: são os HOAX!

Essa palavra é um termo em inglês que significa na verdade  “trote” mesmo. Como aqueles de telefone. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre da internet (que também nem sempre é confiável), a tradução literal da palavra é embuste ou farsa. Mas esse termo é usado para definir as histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamento e na internet de modo geral. O conteúdo desses “hoax”, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos falando de seqüestros ou doenças, histórias melosas de cunho sentimental ou religioso, campanhas filantrópicas ou, ainda, dos famosos vírus letais que ameaçam destruir, contaminar ou formatar seu computador.

Bom, o fato é que muita gente acredita nessas coisas, nesses hoaxes que circulam pela internet. Existem alguns hoaxes que falam de pessoas pobres que precisam de cirurgias e que determinada empresa irá pagar tantos centavos para cada e-mail repassado. Este tipo de mensagens leva os menos informados a distribuir o e-mail pelo maior número de contatos e, a finalidade disso, é entupir os servidores de e-mail.

Sem contar que esse tipo de mensagem, pode ser utilizado por pessoas mal intencionadas que se utilizam dos endereços de e-mails assim obtidos, para construir uma base de dados, e posterior venda ou envio de SPAM. Um Hoax comum é o do fim do MSN,  do orkut (que está acontecendo... rsrsr... mas porque está sendo desbancado pelo facebook), Messenger pago, reativar o Windows, fim da Internet, etc... Esses Hoax são criados basicamente para "chamar atenção", e seu alvo são os usuários básicos. Portanto, o melhor a fazer, é apagar este tipo de e-mails e começar a quebrar a corrente do seu autor.

Então, gostaria de fazer uma proposta. Algo que tem a ver com o apelo que o Papa e  nossos bispos tem feito sobre a comunicação na Igreja. VAMOS USAR ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA EVANGELIZAR! Ou melhor ainda, vamos considerar a internet UM MUNDO QUE PRECISA SER EVANGELIZADO. Vamos parar de enviar e-mails de procedência duvidosa, correntes de oração que prometem salvar nossa alma em troca de mais vinte e-mails, vamos parar de enviar críticas a aquele ou este político, vamos parar de emitir opiniões QUE NÃO SÃO AS NOSSAS e nem tem qualquer fundamento, chega de mensagens em powerpoint sem qualquer quê nem pra quê, piadinhas obcenas, enfim, vamos fazer deste, um mundo um pouco mais limpo? Vamos ser CATEQUISTAS NA internet? Vamos?

Angela Rocha
Catequista Amadora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS